Sabiamente o indiano Jaggi Vasudev (Sadhguru) considera o Yoga como uma ciência interna, ou uma engenharia interior que leva ao aprimoramento das capacidades humanas.
Tendo esse ponto de vista como ponta de partida, a aplicação prática e experiencial do Yoga nos projeta a um patamar diferenciado de viver a vida. Mas como?
Primeiramente, porque desenvolve um espectro de percepções que são ignoradas pelas rotinas, padrões e crenças do dia a dia. Em segundo lugar, o Yoga é um facilitador de consciência, ele abre as comportas da clareza, lucidez e interconexão.
Você pode considerar o Yoga como uma ferramenta que possibilita você acessar a latência de suas potencialidades, talvez adormecidas, talvez não conhecidas. Você também pode considerá-lo como um um veículo que te leva a novos ?lugares? internos, onde se deparará com cenários e paisagens nunca antes vistos, e essa experiência é uma das mais bonitas que você ainda pode ter em vida.
A palavra engenharia significa "gerar talento ou qualidade nata", vem do latim ingenium. Todos nós temos os nossas genialidades, cada um do seu jeito. Às vezes como um Albert Einstein, às vezes como uma habilidosa cozinheira. Não importa exatamente o quê, mas sim o ?como? ou a maneira que nos leva ao nosso gênio interior.
O Yoga entra nessa esteira de pavimentar um caminho de alinhamento que pode se manifestar através da espontaneidade, criatividade, originalidade e alegria de viver.
Dentre as infindáveis possibilidades e probabilidades perceptuais do Yoga, ele pode:
Se você já constatou por si como o Yoga interferiu positivamente em sua existência, é bem possível que esse texto não tenha nada a acrescentar.
Mas se você ainda está em busca de um caminho não dogmático (e muito menos relacionado a acrobacias) é bem possível que o Yoga possa lhe conduzir ao seu fantástico mundo interno. Ele, o Yoga, não vai te pedir nenhum ?passaporte? especial, apenas o seu coração aberto. Com a alma mais leve, você vai viajar para dentro si, nesse território onde emana beatitude, calma e sabedoria.
Por fim, o Yoga nos ajuda a sermos os/as engenheiros/as de nossas escolhas, destinos e realidade. Que possamos co-construir vidas monumentais de esplendor.
Namaste